sábado, 14 de maio de 2011

A polêmica da variação linguística em livros didáticos de português

Ouçam no link abaixo a opinião do economista Merval Pereira sobre a questão da variação linguística em um livro didático de português. É mais do mesmo discurso que tenta desqualificar o trabalho de linguistas e professores de língua portuguesa formados atualmente em nossas universidades.

2 comentários:

  1. Pelo comentário, percebe-se claramente que o conhecimento linguístico do Sr. Merval Pereira é mais superficial que um pires. E o pior não é nem o fato de um economista estar dando palpites sobre uma área que não conhece: o problema é que simplesmente não se abre espaço para os sociolinguistas poderem minimamente defender sua posição.

    Porém, com uma coisa concordo: falar sem fazer a corcordância numa entrevista de emprego, por exemplo e não ser admitido por conta disso não é caso de preconceito linguístico. Trata-se de uma variante interditada pela situação de comunicação, que exige evitar formas estigmatizadas socialmente. Acho que aí realmente a autora "escorregou".

    No mais, até às 19 horas na palestra do prof. Geraldo Tadeu!

    ResponderExcluir
  2. VARIAÇÃO LINGUSTICA ERRO DE PORTUGUÊS? PORTUGUÊS DIREITO? POR FAVOR ESTUDEM, PESQUIZEM SOBRE O TEMA EM DEBATE E DEPOIS TRAÇEM UM OPINIÃO?

    ResponderExcluir